sexta-feira, novembro 17, 2006

Etiquetas e Boas Maneiras


Se existe coisa que me irrita é o excessivo das coisas…eu acho imprescindível a educação inclusive para conseguirmos sociabilizar de forma pacifica…mas meus amigos tudo tem um meio-termo.

E é à mesa que mais se exige as etiquetas e boas maneiras…e ai de quem não cumpre…fica logo rotulado de homo sapiens alarve e selvagem. Se eu descubro o desgraçado, sem vida própria e por certo com um humor de cão que determinou as regras da educação à mesa…eu juro que educadamente lhe peço licença para o ESPANCAR.
Reparem o quão ridículo são algumas regras:

-Nunca nos devemos servir em primeiro lugar….mas já alguém pensou que se estamos à mesa por certo é porque estamos esfaimados? Porque raio temos de esperar que alguém que se calhar até está de dieta tome a iniciativa??

- Não se põe sal antes de provar a comida…que mal pode fazer uma pitada de sal?? No máximo influenciará o colesterol e fará reter líquidos e predispor à celulite…mas caramba de todo poderá desviar a Terra da sua rota.

- Não se descasca a fruta com as mãos…mas porquê? È que se existe regra que considero útil é lavar as mãos antes de ir comer…logo porque raio não podemos tocar na fruta com as mãos?

- Não se ata o guardanapo à volta do pescoço…se esta regra foi instituída para nos poupar a imagens de infantilidade não resultou...porque nada mais infantil que pavonearmo-nos medalhados informando o mundo inteiro que comemos esparguete à Bolonhesa que nem uns lambões descuidados.

- Devemos sempre felicitar a cozinheira no final da refeição…será que depois de horas a fio a esturricar-se perto do fogão compensamos a senhora com elogios?? Não seria muito melhor encomendar umas pizzas e mandar a cozinheira para um Spa?? Aí sim tenho a certeza que ela ficaria grata.

- Não devemos rebolar-nos em cima da mesa em caso de bebedeira…ou fazer da toalha um turbante e fingirmos que somos o Arafat…ou colocar uma maçã na cabeça da pessoa mais próxima e tentar acertar-lhe com a faca, ou ainda fingir um bigode com as folhas de alface…tantas coisas que gostaríamos de fazer e não nos é permitido.

- Mas a pior regra de todas a meu ver é não podermos levantar-nos da mesa sem que o façamos de forma discreta pedindo licença a quem está sentado connosco…e meus amigos isto aplica-se mesmo que a mesa esteja a arder, no caso de AVC, embolia cerebral ou ainda se formos baleados por terroristas que tomam o local de assalto (é aqui que me apercebo que ter colocado a toalha como turbante e imitar o Arafat foi uma ideia estúpida) nem aí nos é permitido esbracejar que seja…

Por isso vos digo…entre tantas regras, agora percebo porque está sempre lotada a tasca do Zé da esquina, onde darem um garfo para comermos é já estarem a fazer cerimónias connosco.

Bjs

Catherine

20 Comments:

At 09:21, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Mais um poste genial, Cath, como nos tens vindo a habituar. Realmente é pena teres cá tão pouca gente a deliciar-se com os teus textos. Mas ainda és novinha, isto há-de compor-se. Só não gostei da frase "humor de cão". Era mesmo necessária? ;)

Um grande RAUF para ti!

 
At 10:13, Blogger Pedro said...

Catherine,

Aqui estou eu outra vez. É só para não voltares a dizer que já não te ligo nenhuma.

Entretanto, faltam-te umas quantas regras. Sim, porque eu já fui obrigado a ler um livro de boas maneiras. Mas não foi pelo facto de ser um animal, foi simplesmente porque estava de castigo e era muito novo...

Entretanto, falta o pormenor do palito. Já estou mesmo a imaginar uma figurinha a palitar os dentes à mesa e de boca aberta!!! lololol

Bjs

Pedro

 
At 11:25, Blogger Etienne said...

Começo por lhe agradecer o link...
Não conhecia e, ao entrar, tive a primeira surpresa agradável: aquela coisa onde eu escrevinho a que alguns incautos chamam blog no cantinho direito. Permita-me retribuir a gentileza.

A segunda surpresa agradável... obviamente o blog em si. O saudável humor dos seus posts é de louvar, Catherine.

Quanto a este post em particular.. Darwin atribui-nos a todos a mesma origem mas nós esforçamo-nos por o contrariar... o célebre caso do arrotar á refeição que na sociedade ocidental é quase um sacrilégio digno de excomungação e que na sociedade oriental é quase um sacrilégio não o fazer...

Etiquetas tenho as minhas... e por vezes até as retiro das calças, Catherine. E não há Bobone que me impeça de após comer uma espetada pegar nos espetos e na toalha de mesa e improvisar uma tourada.

Ufff... terminei... por ora, porque voltarei.

Um sorriso.

 
At 11:25, Blogger Joana said...

Realmente há regras que irritam um pouco. Uma coisa é sermos bem educados no geral e não arrotar ou cuspir à mesa (ou urinar como faziam na Idade Média). Outra história já são os exageros! Um dos que mais me irrita é a história do guardanapo que após ser usado deve ficar em cima da mesa em determinada posição, mas jamais dobrado!! (já me aconteceu o guardanapo ter tanta goma que só dobrava pelo vinco; lá passei por mal educada!).

 
At 15:09, Blogger Calvin said...

Epá, tás a transformar-te numa Paula Bobone... mas assim ao contrário, tás a ver?:)
E é isto o darwinismo?:)

 
At 18:47, Blogger Márisa said...

Giro! INTERESSANTE!
Muito bom humor...

 
At 20:48, Blogger Catherine Darwin said...

Ena rafeiro...a palavra "genial" escrita por ti alimentou o meu ego de tal forma que está a caminhar para a obesidade...e olha que ele andava a pão e água há algum tempo.
Acerca da expressão "humor de cão" por certo quem a inventou não conhecia um rafeiro tão bem humorado como tu...de qualquer forma como hei-de dizer-te de forma gentil que estás a ficar UM PICUINHAS, UM AUTENTICO NENUFAR DO DESERTO, UMA LIBÉLULA DE TRAZER PELO JARDIM... porque se coloco uma imagem de um gato vês-te tentado a destruir o monitor…se coloco uma expressão alusiva aos canídeos sentes-te melindrado...vê lá...se quiseres eu até nem respiro para não te despentear o pêlo...hunf

Bj

Cath

 
At 20:54, Blogger Catherine Darwin said...

Pedroooo,

Ainda bem que voltaste…escusavas era de me denunciar para que toda a gente soubesse que andei por aí a implorar que viesses de novo comentar os meus posts…porque na realidade ambos sabemos que isso é…completamente verdade…hunf.
Acerca dos teus castigos…leres o livro de etiquetas e boas maneiras??? Infância difícil meu amigo…sugiro que vás ler o ultimo post do rafeiro perfumado …quem sabe não tiras de lá algumas ideias.

Bjs

Cath

 
At 21:08, Blogger Catherine Darwin said...

Voyeur;

Sim é verdade, gosto muito do teu blog e decidi assim que o visitei colocar um link no meu…ainda pensei em imprimi-lo e depois emoldurar e pendurar na parede do meu quarto mas para isso teria de tirar o quadro que pintei em homenagem aos meus pais…e que não te pareça mal mas quando eu precisava de comprar bolas de berlim e pacotes de batata frita na preparatória ONDE ESTAVAS TU PARA ME DARES A MESADA???

Bjs

Cath

P.s. “pegar nos espetos e na toalha de mesa e improvisar uma tourada” ??? Se algum dia tiveres um momento de desvario e me convidares para comer na mesma mesa que tu, importas-te que finja que não te conheço de parte alguma??

 
At 21:14, Blogger Catherine Darwin said...

Joana,

Concordo plenamente contigo e nem imaginas ás custas dessa etiqueta quantas lutas já travei com guardanapos…porque raio se põe goma numa coisa que supostamente deveria ser suave e fofa??? Será para pouparmos dinheiro na esteticista e ficarmos sem o buço de graça??? É que pela aspereza da coisa ficamos mesmo é com uma queimadura de 3º grau de esfregarmos o guardanapo que mais parece uma lixa na pele sensível dos lábios.
Faz como eu …sempre que o guardanapo tem muita goma deixo-o cair ao chão e espezinho-o um pouco…assim já ninguém me pode acusar de mal-educada por não deixar o guardanapo amarfanhado.

Bjs

Cath

 
At 21:22, Blogger Catherine Darwin said...

Calvin,

Meu amigo…apesar de eu própria fazer questão de me apresentar como uma selvática sem maneiras a verdade é que conheço bem as regras porque não consigo escapar-lhe como gostaria…mas posso vingar-me e sempre que quero atear a lareira uso os livros da Bobone…e olha que é bem melhor que as acendalhas …é uma diversão quando saltam alguns bocadinhos de páginas a arder...e ainda conseguimos ler alguma coisa até entrarem em combustão e desaparecem incandescentes como um cometa em lume…e isso só vem provar que a senhora tem uma escrita brilhante.

Bjs

Cath

 
At 21:26, Blogger Catherine Darwin said...

Márisa,

Pronto…conseguiste que acreditasse que a palavra “interessante” representa mesmo alguma coisa positiva…mas vá...já levaste a melhor agora podes começar a substituir a palavra por “inteligente”, “fantástico”, “fenomenal”, “incomparável”, “magnifico”…glup…já me estou a extravasar…

Bjs

Cath

 
At 23:16, Blogger Pedro said...

Catherine

Não achas que estás a abusar da Máarisa e de nós ao pedires esses adjectivos todos??? ;-)

Para teres isso, tens de pagar bem aos teus visitantes.

Eu aceito em gravatas, mas tu é que pagas e eu é que escolho. Boa?

Bjs
Pedro

 
At 13:50, Blogger Márisa said...

Concordo contigo Pedro! :-)

Eu diria: "Pobre e mal agradecida!"

Ehheh. :-)

Nem toda a gente se dá ao luxo de ver a palavra "INTERESSANTE" nos comentários do seu blog!

Humm....

:-)

Beijocas fofas e Bom fim de semana

 
At 17:44, Blogger KNOPPIX said...

Grande Post, pafrabens, gostei da regra de não nos podermos rebolar em cima da mesa e eu que gostava tanto dessa, quebrava a monotonia com a a minha mais que tudo lol
Beijinhos e bom fds

 
At 18:26, Blogger Roteviller said...

Cara Catherine,

Então as regras não se fizeram para ser quebradas?

Voltemos pois aos tempos dos trogloditas e que se lixem as regras.

Tal com o Rafeiro disse, só não gostei do humor de cão. Que tal humor de gato, ou de leão, ou de águia ou de dragão?

 
At 00:08, Blogger Pedro said...

Catherine,

Já li o último post do Rafeiro.
O único comentário que me merece é que a mulher dele, como todas as mulheres, tem uma memória de elefante!

Portanto, e daqui a uns tempos, vamos ver o Rafeiro a ser espezinhado pela sua mulher porque lhe vai dar a resposta e com juros.

Entretanto, já estava com saudades de vir até aqui.

Beijinhos

Pedro

 
At 03:03, Blogger Catherine Darwin said...

Rotviller,

Ena...nunca imaginei ver tão ilustre figura aqui no meu estraminé...fico feliz por constatar que a qualidade dos comentadores aqui impera em vez da quantidade...(isto é o que por norma todas as pessoas frustradas dizem para lidarem melhor com a pouca aceitação!

Obrigado pela visita

Bjs

Cath

P.s - Cara Catherine??? Eiiii quem foi o desgraçado que andou por aí a divulgar o meu preço?? Olha que a tabela ainda não está actualizada...um autografo por exemplo aumentou 10%...não se pode dizer que é caro...(isto sou eu a tentar iludir alguem que só chegou agora, que sou uma pessoa importante).

 
At 10:23, Anonymous Anónimo said...

cara amiga??? não??? querida amiga??? sim???pode ser?? ok....
QUERIDA AMIGA,
este magnifico post...(já sigo adjectivando) não podia deixar de comentar

este e os outros todos claro as regras ai...as regras....
como eu as abomino
existem muitas e estupidamente castradoras da sã convivencia
então se seguirmos á risca algumas que aqui tão amavelmente descreveste (não sei se reparas te mas continuo a dar graxa...)estamos todos sentados caladinho e á espera que um qualquer mal educado se sirva primeiro...

aborrecido no minimo

e porque não devemos rir alto ou falar nem alto nem baixo á mesa???
xiça se fosse pra isso comiamos sozinhos
a refeiçao é fundamental as grandes decisões da humanidade (incluindo lá em casa ) foram tomadas á mesa
hunf...lá vai ele outra vez a escrever por ai fora.....
mas ok pra concluir...ou não...devemos quebrar todas as regras que não promovam o "conbibiu"...porque o que importa é mesmo o "conbibiu" não padronizem não existe nada mais estupido que um codigo de conduta/etiqueta para desfrutarmos uns dos outros
bjs mts...(interessantes,magnificos geniais e outros adjectivos que eu não sei escrever heheheh)
PPaz

 
At 17:05, Blogger * said...

conta-me historias!!!! vai um arroto de satisfação???

 

Enviar um comentário

<< Home