quarta-feira, novembro 15, 2006

Estudos e Experiências

Gosto de fazer estudos e experiências e se já me estão a imaginar a esventrar um sapo num desses quaisquer laboratórios de cosmética de renome digamos que seria incapaz de o fazer…e aliás se nos basearmos nos contos infantis…percebemos que é por fazerem isso que a monarquia acabou no nosso país deixando o D. Duarte e a sua historia de amor baseada no “Eu andei com a Isabelinha ao colo quando era recém nascida” como único recurso ao “Foram felizes para sempre”…
Pois bem, as experiências que me refiro resumem-se tão-somente a vivências que depois transformo em espécies de teorias conclusivas, como por exemplo quando decidi na mesma noite ir a um baile de aldeia…e depois a uma discoteca para estudar os comportamentos humanos nos diferentes habitats (ok…todos aplaudiram quem escalou o Everest para provar que o frio reduz a capacidade fluente da corrente sanguínea nas extremidades do corpo porque raio não posso eu dar-me a umas loucuras??? Perde a graça uma vez que não tenho de sacrificar a ponta do meu nariz? Humm??)!

O Baile: -Cheguei por volta das 21 horas…estava apinhado de gente, maioritariamente reformados do Lar de Santa Engrácia, presumo que seriam os mesmos que estiveram presentes na corte de D. João V quando este determinou as 21 horas como a hora ideal para nos fazermos anunciar num baile. Para conseguir levar a cabo o meu estudo, vi-me forçada a chantagear um velhote com um prato de mão de vaca com grão (que mandei vir no restaurante que montaram no palheiro do Zé Manel) em troca do lugar onde estava sentado…aquele com melhor vista para o recinto…mas ele com um sorriso trocista regateou comigo e disse-me que só o faria em troca de um pires de pipis… (aqui deduzo que pela forma como me olhou ou sofria de cataratas ou estava mesmo a ser maldoso) …A custo lá consigo o melhor lugar da plateia.
Se existe coisa que um baile penaliza, são os maus dançarinos…e se esmagar os pés da pessoa com quem se dança, com os próprios pés, já pode ser considerado doloroso…imaginem o que podem fazer andarilhos e bengalas à mistura…o que valia mesmo era as letras brejeiras do Quim Barreiros que inspiravam aos apalpões e mantinham os sorrisos nos lábios das senhoras que já haviam perdido o rubor da face nos anos setenta mas de todo tinham perdido os velhos hábitos.
Confesso que me diverti…entre foguetes a estalarem nos meus ouvidos, meio estonteada pelo cheiro da naftalina (foi nesse momento que prometi respeitar para sempre as traças) e no meio de uma multidão de viúvas que por certo os conjugues falecidos todos sofreram acidentes duvidosos, ou morreram enquanto a sua própria arma ( que a esposa por acaso limpava no momento) disparou por acidente, ou enquanto mudavam um pneu do carro da sogra ou ainda envenenados por uma ostra em mau estado! Mas o momento alto da noite…foi quando dancei com o Sr. Joaquim…um senhor com 72 anos muito amoroso e respeitador que de forma tímida me disse que lhe estava a fazer perder o fôlego…confesso que me senti lisonjeada, pelo menos até ao momento em que ele começou a perder as cores e a arfar a cada passo e percebi que estava a ter uma crise de asma…aqui deduzi que estava na altura de me retirar até ao meu próximo local de estudo!

A Discoteca: -Assim que entrei a atmosfera saturada de fumo, perfume barato, suor, musica mortal para os ouvidos e excesso de poliéster fez o meu rosto assumir uma cor esverdeada que por sinal ficou bem com os focos luminosos que por acaso me destruíam as retinas e as luzes psicadélicas que me davam a ilusão que todos à minha volta sofriam de alzheimer…mas mesmo com tantas luzes o ambiente era soturno e escuro…propicio para a única coisa que vi …homens que ofereciam bebidas duvidosas a mulheres, mulheres que aceitavam as bebidas duvidosas dos homens e sim, no meio de tanta escuridão acredito que muitos deles que juraram ter encontrado o amor verdadeiro ali entre beijos e abraços à pessoa a quem nem sequer conseguiram ver a cor do cabelo …quando chegaram a casa e acenderam as luzes mudaram brutalmente de opinião quando a morena sensível de voz sensual se transformou num camionista de peito peludo e voz de bagaço…
Mas uma coisa é certa na Discoteca não temos de saber dançar nem sequer conversar...basta-nos para tanto bambolearmo-nos de forma descoordenada e já seremos considerados uma espécie de Jonh Travolta ou Fred Astair dos tempos modernos. Aliás estava eu num desses momentos quando por acidente respinguei o meu sumo de laranja para cima de uma das dançarinas …ela zangada gritou “ Olha lá…salpicaste a minha roupa” …mas pergunto eu…QUAL ROUPA??? Foi o ponto alto do momento…tive de ir a uma discoteca para descobrir que tenho pontaria…afinal de contas nem o Jonh Wayne acertaria num alvo tão reduzido…

Conclusão: Depois de pesar os prós e os contras…penso que será de longe mais saudável um pezinho de dança com o Sr. Joaquim (especialmente agora que acho que ele até tem uma botija de oxigénio nova) que despender dos meus sentidos ao som do Marlin Mason com um ataque de cólicas renais.

Bjs
Catherine

11 Comments:

At 11:46, Anonymous Anónimo said...

ok....de facto é inacraditavelmente possivel que um ambiente em que a media de idades ronda os 85 anos seja muito mais saudavel e propicio a originalidades que um outro envoiremment em que a media de idades é cada vez mais baixa e a roupa é tambem minima,
mas que se torna quase sombrio e estrangulante para a minima actividade cognitiva

é possivel!!!
parece mentira mas não!!

se aqueles tipos com pouca roupa mas ainda assim psicadelica pensam que são originais....mentira original é dançar e fazer dançar (sem cair....)jovens octagenarios isso sim é original e autentico

mas a custo ainda assim consigo visualizar uma imagem com um salão repleto de octagenarios que acreditam que os tremores que padecem não é alzeimar ate porque quando eram jovens tambem tremiam por essas pistas de dança e raves por isso tá tudo bem....

isso querida amiga faz nos pensar quem poderemos ter como conpanheiros lá no lar de santa....x ou y não vai ser facil
bem depois de mais um desvaneio sobre os adultos e jovens octagenarios do futuro
bjs mts
e parabens por mais um exelente post...

 
At 17:54, Blogger Calvin said...

Soberbo! Caústico mas soberbo!:)

 
At 19:14, Blogger Márisa said...

Uma observação muito interessante!

 
At 23:22, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Mais uma vez o texto, apesar de delicioso, peca pela fotografia. Se não uma da Bianca, pelo menos uma da menina dos trajes reduzidos. Agora um gato?!? Francamente...

 
At 23:46, Blogger Catherine Darwin said...

Rafeiro,
Estamos aqui ao mesmo tempo...ena...sinto-me novamente rejubilar de alegria...
Em resposta ao teu comment,em homenagem ao Darwin, vejo-me forçada a usar na maior parte das vezes animais para colorir os meus posts...mas noto que existe aí uma crescente curiosidade de veres uma foto minha...prometo e em nome da admiração que te tenho que vou satisfazer a tua vontade...mas ..dos 300 posts que já tens eu ainda não vi a tua...que tal sermos uns para os outros?? hummm???
Bjs
Catherine

 
At 00:03, Blogger Catherine Darwin said...

Calvin recebi o teu mail..e já está resolvido o problema do link ao teu blog...deixas-me pateticamente iludida...porque parece que ainda não percebeste que a variedade de comentadores e visitantes (seis) do meu blog já conheçem o teu há seculos...mas ok...vamos fingir que o meu blog é importante.

Bjs
Catherine

 
At 00:14, Blogger Catherine Darwin said...

Paulo,

Vamos lá combinar uma coisa...depois de ler o teu comentário fico com a nitida certeza que quem deveria ter um blog és tu e quem deveria comentar sou eu...porque o que escreves consegue reduzir o que eu escrevo a meros rascunhos...portanto toca a escrever parvoices e coisas sem nexo ok??? hunf uma pessoa já não pode iludir-se com Prémios Nobel da Literatura sem dar de caras com o Saramago.

Bjs

Catherine

 
At 00:21, Blogger Catherine Darwin said...

márisa,

Interessante??? Olha que é precisamente essa palavra que por norma usamos quando temos de ser educados e para não termos de mentir descaradamente...e aliás agora que penso nisso...já percebo porque nunca ninguem me disse que sou gira mas muita gente me diz que sou interessante...hummm...

Bjs

Catherine

 
At 09:39, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Cath, Cath, Cath.... terei eu estado a pregar no deserto? Não és tu que me elevaste à condição de profeta da Blogosfera? E não te recordas da bronca que houve da última vez que publicaram imagens dum profeta?

 
At 18:19, Blogger Márisa said...

Hummm...
Quando utilizei a palavra ineteressante não foi com essa intenção! Sorry.... Ehehe
Eu uso a palavra interessante para coisas... hum... como é que eu hei-de explicar... Para coisas genuínas! Eheh
A mim nunca me passaria pela cabeça de ir a um baile e a uma discoteca simplesmente para observar e estudar os comportamentos humanos! Apesar de ser uma coisa que eu gosto de fazer! Eu ponho-me a olhar para as pessoas descaradamente! Eheh. Mas às vezes corre mal, porque as pessoas dão conta e pensam coisas erradas! Upsss... E eu sem maldade nenhuma! Apenas gosto de observar o que me rodeia! Ehe...
Por isso, acho que podes começar a considerar a aplicação da palavra "interessante", como algo positivo e bom! :-)

 
At 10:06, Blogger Pedro said...

Catherine,

Aqui estou de volta!!!!
Antes de mais, grande post. De uma qualidade a que já nos habituaste!

É por essas e por outras que já não vou a discotecas, já estou velho, mas mais do que isso já não tenho paciência para aturar certas coisas. Por isso, fico-me pelo Bairro ALto.

Bjs

Pedro

 

Enviar um comentário

<< Home